Semeando Cravos

Saiu no Brasil, na Revista de História da Biblioteca Nacional, edição de Março, nº 114, o meu artigo «Semeando Cravos».

Aqui a sinopse feita pelos editores da Revista:

«Revolução social que derrubou a ditadura portuguesa inspirou radicalismos também na Espanha, em transição nada pacífica
Historiadores como Valerio Arcary defendem que o fator exemplo é determinante na abertura de um período revolucionário. O “efeito dominó” que varreu ditaduras no sul da Europa nos anos 1970 reforça esta tese. Ele começou em Portugal.

A mais longa ditadura europeia já durava 48 anos quando um golpe pôs fim ao Estado Novo, no dia 25 de abril de 1974. Exauridos pela incapacidade de derrotar os movimentos de libertação em Angola, Guiné-Bissau e Moçambique, numa guerra que se prolongava desde 1961, os próprios militares portugueses deram início à derrubada do governo. Seguiu-se uma crise política combinada com uma situação revolucionária. A população, irada e exasperada pela repressão, pela inflação, pela pobreza, vem para as ruas e faz eclodir a Revolução dos Cravos, que dura 19 meses.

O nome era uma referência às flores que naquele período as mulheres de Lisboa distribuíam aos soldados. Paulatinamente, transformavam-se todas as estruturas do antigo regime – censura, polícia política, partido único – e evoluía-se para uma revolução social, capaz de questionar a propriedade privada dos meios de produção. Greves, ocupações de fábricas e ocupações de terras combinaram-se com novos métodos de organização política – como as comissões de trabalhadores, moradores e soldados – levando o país à nacionalização do sistema financeiro e à reforma agrária.»

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s