Tágide, com António Araújo

António Araújo, assessor de Cavaco Silva, e membro da direcção da Fundação Francisco Manuel dos Santos, cuja espinha dorsal é provar que há velhos a mais em Portugal (um défice demográfico para o qual propõem fundos de pensões, naqueles livrinhos que se vendem a preço de custo quando estão a pagar as compras no Pingo Doce) e critico de livros no jornal Público, publicou um post no seu blogue, Malomil, onde diz que é impensável eu ter escolhido para uma entrevista/convite do DN, almoçar no Tágide, ao mesmo tempo que defendo o direito dos trabalhadores.
Num rasgo de bom humor chamou ao Tágide “Cantina Rosa Luxemburgo”. Eu li, ri-me – que uma boa piada merece-me sempre consideração -, e lembrei-me de uma frase do ex-presidente do Sindicatos dos Estivadores de Lisboa, que a dizia rindo-se também, em plena greve, vitoriosa, por aumentos salariais: «Nada tenho contra que os patrões almocem bem desde que os trabalhadores o possam fazer também». Já agora, a população activa em Portugal nunca foi tão grande como hoje, as pontas da pirâmide mudaram – há mais velhos e menos jovens onde antes havia mais jovens e menos velhos -, mas a população activa, a que sustenta a segurança social, nunca foi tanta como hoje. E a produtividade desta é 5 vezes superior. Nada tenho contra que Cavaco Silva almoce no Tágide, desde que todos os outros reformados do país almocem também.
E não vale a pena mudar o nome ao Tágide, que é um belo nome, são as ninfas do Tejo, embora a outra Ninfa, Rosa Luxemburgo, seja merecedora de todas as homenagens que lhe possamos fazer. É ela aliás autora desta frase belíssima: «Por um mundo onde sejamos socialmente iguais, humanamente diferentes e totalmente livres».

Leave a Reply

