Prémio Personalidade do Ano Gala Mais Alentejo

Recebi na sexta-feira com surpresa o Prémio Personalidade do Ano Sociedade dos prémios Mais Alentejo, no Teatro Pax Julia, de Beja, que foram entregues a uma lista eclética de vários portugueses, que o júri distinguiu nas suas áreas e contributos e que laureiam os trabalhos de pessoas de origem e raízes alentejanas, de Vitor Bento a Jorge Palma, de António Pedro Vasconcelos ao líder da CIP, António Saraiva. Não tenho comigo o vídeo do meu minuto de agradecimento, cito-o aqui, de memória:
“Na venda do meu avô César em Garvão parava um anarquista tolstoiano, Gonçalves Correia, que ensinou ao meu pai as ideias de Tolstoi. Um dia, Gonçalves Correia veio a Lisboa, ao Rossio, e comprou todos os pássaros que estavam aí à venda e libertou-os, dizendo que não há nada tão precioso como a liberdade. A dívida pública portuguesa resulta de negócios, uns de risco outros não, uns fraudulentos outros não, mas não pode, concluímos, ser atribuída aos salários, reformas e Estado Social dos portugueses. Quem os fez que assuma o prejuízo. Temos de libertar-nos dela, abrir esta gaiola em que nos estão a aprisionar. Obrigada aos meus mestrandos, doutorandos, aos pós-doutorandos e todos os colegas investigadores e pessoas com quem fizemos estes trabalhos. O prémio é de todos os que se empenharam nestes trabalhos. Obrigada”.
Dedico-o também à minha família alentejana, aos meus bisavós e avós, que já não estão cá, e que tinham todos esta característica que ainda conservam, de herança, a minha tia, as minhas primas, o meu pai, e que é a generosidade – uma bondade desprendida, numa casa onde cabe sempre mais um, numa aflição onde há sempre alguém que lança a mão, que resistiu a um mundo que foi ficando cada vez menos bom.

Leave a Reply

