Retratos de uma cidade:

Na paragem do autocarro no Rossio, um senhor sem abrigo aproxima-se do banco onde estava eu e várias pessoas sentadas e pede dinheiro para uma receita. O nosso incómodo – quem não fica constrangido e triste com a miséria no seu limite – é ultrapassado por um momento hilariante. A senhora ao meu lado, pequenina, perto dos 70 anos, obviamente de origens humildes, diz-lhe irritada e em voz alta, esbracejando: “Mas anda aqui? Ainda ontem estava em Moscavide, e depois na Expo? Como é que tem dinheiro para andar de um lado para o outro? Olhe, e quer saber mais, não tome mas é o medicamento! Há medicamentos que só fazem é mal! Eu também não tomo, o médico receita-me couurtisona, ou lá o que é, para o reumatismo e eu não tomo nada! É um gastar na farmácia que não se aguenta e os médicos nem nos ouvem, é 5 minutos, tome, vá à farmácia, mais vale nem ir ao médico!”.

A história continuou, tinha 9 anos quando começou a trabalhar como empregada doméstica, tem 2 próteses já na anca, “fui toda a vida mulher a dias”, não gosta de quem não quer trabalhar mas também não compreende nem sabe que há uma política de desemprego massiva e que em particular atingiu os homens de meia idade que trabalhavam na construção civil – 100 mil perderam o emprego nesse sector, muitos tornaram-se sem abrigo. Confunde na cabeça os tempos políticos, diz bem de Salazar e do 25 de Abril, isto agora “não há respeito” e disse-me mais, irritada a falar comigo, que a ouvia quase em silêncio e com sorrisos tímidos “isto agora menina, isto agora, até nos ensinam a mentir, a mentir!”. Já tinham passado quase 20 minutos, entrámos no autocarro, e, agora, pela primeira vez num tom baixo, disse-me: “desculpe, mas temos que desabafar…”.

Está desculpada caríssima 🙂

One thought on “Retratos de uma cidade:

  1. A empatia que a Raquel sentiu por esta senhora estará de alguma forma relacionada com o reconhecimento da condição desta pessoa?

Leave a Reply

