Lançamento de História do Povo na Revolução, por Marcelo Badaró Mattos, Lisboa

” Esta História do Povo na Revolução tem como uma das suas inspirações teóricas a história global do trabalho que leva Raquel Varela a começar a revolução dos cravos no massacre dos trabalhadores forçados da Cotonang em 1961 pelo exército português, regados com napalm, porque tinham entrado em greve por tempo indeterminado. A mesma área de estudos – história global – que leva depois Raquel Varela a considerar que a transição espanhola é, em primeiro lugar, devedora da revolução portuguesa”, Marcelo Badaró Mattos, Universidade Federal Fluminense.
“A hipótese que coloco e quero estudar é a de o movimento operário ter sido decapitado pelo regime republicano e lhe ter sido imposta uma “derrota histórica” a que se juntou o equilíbrio de forças pós 1945 decidido em Ialta e Potsdam e a teoria de frente entre comunistas e sectores ditos “progressistas” da burguesia portuguesa, que nunca existiram de facto. A derrota da ditadura não veio dos processos eleitorais internos dentro do regime (como as campanhas de Norton de Matos ou de Humberto Delgado) nem da capacidade das forças de esquerda, sobretudo comunistas (os que mais resistiram) para influenciar os sindicatos. A derrota da ditadura veio das revoluções anticoloniais – devemos, em primeiro lugar aos povos de África, que sofreram dezenas de milhares de mortos, a nossa liberdade. E ao MFA que deu corpo e coragem a essa rupturas. Essa é uma das hipóteses centrais das teses do meu livro História do Povo na Revolução Portuguesa: a revolução dos cravos começa no massacre dos trabalhadores em greve da Cotonang, no Norte de Angola, em 1961, e continua nas paralisações e greves massivas em Luanda e Lourenço Marques inspiradas pela revolução, já em maio e junho de 1974. A linha de caminho de ferro de Benguela esteve parada. A revolução ocorreu de facto em quatro países ao mesmo tempo, mas com períodos distintos” Entrevista de Raquel Varela a Terra Treme.
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