Emigração ou exílio?

Jamais devemos separar o direito de circulação dos europeus do dever de contestação às políticas que expulsam os cidadãos do seu país. Escrevo-vos agora mesmo de uma conferência onde está um economista suiço a falar que trabalha com imigrantes portugueses e espanhóis na Suiça. Explica ele que – ele tem 70 anos -, e ao contrário dos anos 60, os imigrantes na Suiça hoje, jovens portugueses, querem regressar ao país. Não querem ficar 10 anos a juntar dinheiro para fazer uma casa. Signifca isto que não têm o sonho da mobilidade social -não foram à procura de uma vida melhor, porque a vida melhor lá não existe. Ganham menos do que os suiços (que os vêem como uma ameaça aos seus salários), não têm os mesmos direitos laborais, dormem no carro ou amontodaos numa casa. Portugal não está a promover o convívio entre os europeus. Está a explusar população – exportar mão-de-obra barata a troco de remessas.

Uma verdadeira política europeia, de livre circulação, não é a que mendiga “ajuda” ao BCE para continuar a pagar a dívida mas aquela que exige no seio da UE direitos iguais, contratos de trabalho iguais, salários iguais para toda a Europa. As políticas de extrema direita não se combatem com palavras de esquerda, combatem-se eliminando as causas que lhes dão origem. Se a Europa é um gigante mercado de trabalho barato, o racismo vai ser a norma. A UE é cada vez menos a Europa e cada vez mais um laboratório de usar trabalho barato do sul para destruir o valor dos salários no norte.

Dir-me-ão que é demagógico exigir salários iguais na Europa porque é impossível, não é exequível. E os europeus a matarem-se uns aos outros, é realista, diria mais, pragmático?

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s