Números da Pobreza

Os números da pobreza publicados hoje são conhecidos amplamente. Os números reais da pobreza são 43% da população, antes das transferências sociais. E os 18% da pobreza que vivem com menos de 421 euros podem viver com 420 ou com 100. 21% dos portugueses tem privação em 3 indicadores. 10% dos portugueses que trabalha é oficialmente pobre. Isto tudo foi escrito pela investigadora do Instituto de Higiene e Medicina Tropical Maria Berhan que explicou isso com detalhe no seu artigo “Ser Pobre, ser-se Pobre: reflexão Crítica sobre os Números da Pobreza” publicado há um ano em A Segurança Social é Sustentável (Bertrand, 2013), já usando então as estatísticas do INE. No mesmo livro, o sociólogo do Manuel Carlos Silva, da Universidade do Minho, tinha explicado o índice de Gini e o fosso crescente entre os mais ricos e os mais pobres em Portugal. As notícias de hoje não trazem nenhuma novidade – todos os que estudam o trabalho e as questões sociais conhecem de cor estes números, em vários grupos de pesquisa, em mais do que uma Universidade do país, em mais do que um livro.

Há muito que se deviam ter colocado em marcha políticas para os inverter em vez de todos os anos serem anunciados como se de uma novidade se tratasse, a qual o Governo, por ingenuidade, desconheceria…

Advertisements

One thought on “Números da Pobreza

  1. E AS DESIGUALDADES SOCIAIS E A JUSTIÇA E O ENSINO E A SAÚDE E OS NOSSOS POLÍTICOS?
    ONTEM UM ESPECIALISTA CONVIDADO POR O PSD VEIO DIZER QUE A NOSSA NATALIDADE ESTÁ A DIMINUIR DRASTICAMENTE QUE AS MULHERES SÃO PERSEGUIDAS NO TRABALHO, PERSUADIDAS A NÃO TEREM FILHOS E NÃO TEM DÚVIDAS EM DIZER QUE A NOSSA POPULAÇÃO VAI DIMINUIR PARA NÚMEROS NA ORDEM DOS 7 MILHÕES DE HABITANTES.
    E ISTO E ESTAS E ESTES?
    SÃO QUALIDAE DE VIDA?

    Alx2014

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s