Conferência Democracia e Universidade

CARTAZ_Eventos_CIAC_Conf_Democracia

Tentarei desenvolver três ideias nesta conferência:
1) uma universidade aberta à sociedade não é igual a uma universidade aberta ao mercado. De facto, o mercado restringe a democracia e a ligação positiva da universidade com grande parte da sociedade;
2) o papel histórico dos órgãos de gestão democráticos no sector da educação criados na revolução de Abril
3) o desenho dos cursos e opções universitárias e a formação da força de trabalho.
Fica o convite – a entrada é livre e como se vê pelo tema de propósito convoca todos – aos que estejam no Algarve, dia 4 de Outubro.

 

Nota à Comunicação Social

Conferência Democracia e Universidade

No próximo dia 4/10/2013 terá lugar no Anfiteatro 1.5 do Complexo Pedagógico do Campus da Penha da Universidade do Algarve uma conferência sobre Democracia e Universidade aberta a toda a comunidade académica e à sociedade civil em geral.

Esta conferência é organizada pela ESEC – Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve, em colaboração com o CIAC – Centro de Investigação em Artes e Comunicação, na sequência do repto que nos foi lançado pela Fundação Saramago aquando da atribuição do nome do escritor ao anfiteatro onde, 10 anos antes, ele próprio deu uma aula aos alunos de Ciências da Comunicação desta Universidade.

A escolha do dia para esta conferência prende-se também com a vontade de não deixar passar ao esquecimento a data de implantação da República Portuguesa em 5 de Outubro de 1910, aproveitando este evento de reflexão académica e intervenção cívica para, deste modo, assinalar e reforçar o carácter democrático do regime republicano em que aceitamos viver.

Tomando como mote para esta conferência o título da palestra proferida por José Saramago em 2005 para a Universidad Complutense de Madrid, “Democracia y Universidad”, é nosso objectivo identificar e colocar em debate as obrigações, os contributos e os desafios que se colocam à universidade neste campo, seja em termos da formação cívica dos cidadãos seus estudantes, seja em termos de investigação mais aprofundada sobres estas questões, de modo a que se possam gerar literacias e capacidades de intervenção cívica mais participativas e enriquecedoras da própria democracia.

Programa da Conferência:

10.30 – Abertura: António Guerreiro (Diretor da ESEC)

11.00 – Palestra: Paquete de Oliveira (Sociólogo e Presidente do Conselho Geral da UBI)

14.30 – Mesa redonda, seguida de debate: João Guerreiro (Reitor da UAlg); António Fidalgo (Reitor da UBI); Raquel Varela (Investigadora do IHC); Mirian Tavares (Investigadora do CIAC). Moderação Vítor Reia-Baptista.

 

Contactos:

Vítor Reia-Baptista (Coordenador da Conferência) – vreia@ualg.pt; tel: 289 800 100 /ext. 6230.

António Lopes (Comissão organizadora) – alopes@ualg.pt; tel: 289 800 100 /ext. 6202

 

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s